domingo, 21 de agosto de 2016

Sistema de Contabilidade e Finanças [̲̅$̲̅(̲̅5̲̅)̲̅$̲̅]

Os Sistemas de Informações Contábeis fazem registros, elaboram relatórios e analisam transações e fatos empresariais para gerenciamento da companhia. Resumidamente, existem seis sistemas essenciais de contabilidade:

  1. Processamento de Pedido;
  2. Controle de Estoque;
  3. Contas a Receber;
  4. Contas a Pagar;
  5. Folha de Pagamento;
  6. Livro-Razão;
Os Sistemas de Informação Financeira auxiliam a gerência nas decisões relacionadas com as finanças de um negócio e a alocação de recursos financeiros dentro da companhia. Os sistemas de informação financeira incluem:
  1.  Gerenciamento de Caixa;
  2. Gerenciamento de Investimentos online;
  3. Orçamento de Capital;
  4. Previsão e Planejamento Financeiros;

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A ESTRATÉGIA É MARKETING!!!! ٩(͡๏̮͡๏)۶

           Muito tem se falado sobre marketing digital, virtual, viral, etc. Mas, inúmeras vezes, as empresas simplesmente querem promover seus produtos e serviços onlline o mais rápido possível e acabam pulando etapas importantes. Como consequência, vêem suas marcas completamente expostas.  A utilização da internet como canal para aumento de receita, deve começar muito antes de campanhas e promoções. O levantamento de informações disponíveis e relevantes para a empresa é o primero passo a ser dado para que decisões gerenciais sejam corretamente tomadas. E, no amplo estudo do marketing, este processo é chamado de S.I.M.

          De acordo com Kotler, Sistema de informações de marketing (S.I.M.) é uma "estrutura contínua e interagente de pessoas, equipamentos e processos, que congregam, classificam, analisam, avaliam e distribuem as informações convenientes, oportunas e corretas para uso dos responsáveis pelas decisões de marketing, para incrementar o planejamento, a implementação e o controle de marketing."

          Para se diferenciar da concorrência hoje, é necessário um conhecimento profundo de seu mercado. Saber o que os consumidores desejam (antes mesmo deles tomarem consciência do seu próprio desejo). Nesse estudo, a internet possibilita a melhor compreensão da linha de pensamento dos consumidores.  A internet está, de fato, impactando o S.I.M. e trazendo uma velocidade sem precedentes à informação. Consequentemente, as decisões gerenciais assumem o mesmo ritmo.  Para usufruir da era virtual, é vital ter iniciativas focadas em segmentação, relevância e mensuração.

          E não há mais como falar em internet, sem incluir as mídias sociais. Muitas companhias já consideram os sites de relacionamento como uma extensão de seu serviço de atendimento ao cliente. Não adianta apenas ter uma idéia, promovê-la e esperar que o cliente compre produto. É preciso interagir com esse consumidor.  A pesquisa sobre o monitoramento da marca/empresa e saber o que estão comentando dela são exemplos de apoio que as mídias sociais podem fazer ao S.I.M.

        Toda empresa para se manter competitiva em um ambiente de mercado de constantes mudanças deve dispor de um rico fluxo de informações para os gestores de marketing.
Desta forma, para que estas empresas estejam amparadas em termos de informações de marketing, a Wise Consulting as auxilia no desenvolvimento de um Sistema de Informações de Marketing - S.I.M. - que consiste na organização de pessoas, processos de coletas de dados, classificações, avaliações, análises e distribuição de informações de maneira oportuna e precisa para tomadas de decisão.

         O desenvolvimento deste sistema, não implica, necessariamente, na necessidade de aquisição ou desenvolvimento de softwares específicos para processar os dados coletados por ele. Sempre preocupada em tornar suas ações viáveis, a Wise Consulting busca utilizar os recursos disponíveis na empresa para minimizar consideravelmente a necessidade de altos investimentos.

          Entretanto, após um período de experiência, aperfeiçoamento e de aculturação da empresa no uso desta ferramenta (S.I.M.), pode ser indicada, sob orientação da Wise Consulting, a aquisição de softwares para atender as necessidades específicas da empresa.

Benefícios deste serviço para sua empresa:


  • Disponibiliza as informações chave para tomadas de decisão de marketing.
  • Cria condições para que o impacto das ações de marketing seja monitorado e avaliado.
  • Agiliza as tomadas de decisão.
  • Aumenta o nível de conhecimento dos gestores em relação ao mercado em que atua.
  • Melhora o acompanhamento dos impactos das ações da concorrência sobre a empresa.
  • Revela as ações que geram e as que não geram resultados para a empresa.


Sistema de Gerenciamento de RH ( ͡° ͜ʖ ͡°)▄︻̷̿┻̿═━一

Sistema de Informação de Recursos Humanos é um sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados sobre os recursos humanos da organização e de suas respectivas atividades.

Existem dois objetivos básicos para se ter o sistema de informação sobre os funcionários. O primeiro é administrativo, ou seja, reduzir custos e tempo de processamento da informação.

O segundo é proporcionar suporte para decisão, ou seja, auxiliar os gerentes e os funcionários nas tomadas de decisões eficazes.

Há duas medidas para avaliar o Sistema de Informação de RH. A primeira relaciona-se com as economias decorrentes da redução das atividades administrativas, como redução de níveis de staff, custos de malotes, tempo de espera dos gerentes para obterem informações.

A segunda envolve o acompanhamento dos efeitos das informações do sistema para os tomadores de decisões. Essa medida mostra os reais benefícios do sistema.

O Sistema de Informação de RH possui softwares específicos com funções completas e avançadas para gerenciamento das pessoas. Esses softwares auxiliam e permitem tomadas de decisões rápidas, proporcionando economia de tempo. Além de atenderem todas as normas e legislação trabalhista.

São flexíveis, geram os cálculos normais de folhas de pagamento, possuem os controles básicos, como de horários, férias, rescisões, acessos por portaria.

Também são complementados com o gerenciamento de coeficientes como habilidades, desempenhos, segurança e medicina, planos de carreira e recrutamento e seleção.

Além disso, geram todos os tipos de arquivos legais como RAIS, DIRF; fazem o controle de EPI’s (equipamentos de proteção individuais), EPC’s (equipamentos de proteção coletivos), CIPA, CAT e brigadas de incêndio com componentes, atividades e treinamentos.

Os softwares existentes no mercado costumam ter os seguintes módulos em comum: Avaliação de desempenho, Cargos e Salários, Controle de Benefícios, Controle de Frequência, Controle Jurídico, Folha de Pagamento, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho, Recrutamento e Seleção e Treinamento.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Computer-Integrated Manufacturing (CIM) - Manufatura Integrada por Computador ( ͡°╭͜ʖ╮͡° )༼


Os Sistemas de Informação de Produção auxiliam a função de produção/operação que abrange todas as atividades relacionadas com o planejamento e o controle dos processos de produção de mercadorias e serviços. Os sistemas de informação utilizados no controle das operações e no processamento das transações ajudam a empresa a planejar, monitorar e controlar estoques, compras e fluxo de mercadorias e serviços.
Vários sistemas de informação de produção, muitos dos quais com recursos na web, são utilizados para auxiliar a "Produção Integrada por Computador" - computer-integrated manufacturing - CIM. A produção integrada por computador consiste em um conceito geral que ressalta os seguintes objetivos dos Sistemas de Produção baseados em computador:
- Simplificar (reformular) os processos de produção, projetos de produto e organização da fábrica como base fundamental para a automação e a integração;
- Automatizar os processos de produção e as funções empresariais auxiliares utilizando computadores, máquinas e robôs;
- Integrar todos os processos de produção e apoio utilizando redes de computadores, softwares interfuncionais e outras tecnologias da informação;
A finalidade geral de um sistema de produção integrada por computador e de outros sistemas de informação de produção é criar processos de produção flexíveis e ágeis que produzam itens com eficácia e com a mais alta qualidade.

Os sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) servem para criação, edição da estrutura e aplicação dos sistemas de controle operativo dos processos tecnológicos, do trabalho do equipamento e pessoal duma empresa dada. Os sistemas realizam a recolha da informação operativa dos sensores, PLC (controladores programáveis - Programmed Logical Controller) sobre a realização dos processos, funcionamento do equipamento e do pessoal, fazem processamento, análise e visualização dos dados, permitem regular os processos, funcionamento do equipamento, criam base de dados para sistemas MES (Manufacturing Execution Systems).

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Um por todos e todos por um (טּ_טּ)

Ferramentas para colaboração na empresa;

Sistemas de colaboração empresarial:

Sistemas interfuncionais que melhoram a comunicação, coordenação e a colaboração entre membros de equipes e de grupos de trabalho de empresas.

1 - Ferramentas de comunicações eletrônicas e Ferramentas para conferência eletrônicas:

Ferramentas que permitem e auxiliam a melhor comunicação e relação entre funcionários e setores de uma empresa. São altamente utilizados na comunicação a distância, porque barateiam situações que poderiam custar muito caro, como uma inter-relação com empresas em outras localidades, como estados, países e até continentes.Também são úteis na resolução de problemas urgentes, pois não estagnam a tomada de decisão caso seja necessário um reparo num momento inesperado.

Exemplos:

  • Skype
  • E-mails - Gmail , Hotmail , etc...
  • Whatsapp
  • Blogs - Blogspot, Wordpress
  • Redes sociais - como Facebook


2 - Ferramentas de controle do trabalho colaborativo:

Uma ferramenta, software ou aplicativo colaborativo tem com principal finalidade o compartilhamento de arquivos de trabalho entre duas pessoas que desenvolvem uma tarefa em comum e que, portanto, precisam da colaboração para melhorar o rendimento ou aumentar a produtividade.
Normalmente, esse tipo de programa oferece uma série de soluções, como o acompanhamento do fluxograma e do orçamento de uma organização , a criação de formulários, comunicados internos, compartilhamento do aprendizado, edição simultânea de textos , dentre muitas outras.

Exemplos: 

  •   Agendas e Planilhas
  •   Google Docs
  •    Hangouts
  •   Dropbox
  •    Github

O poder do SCM ☜(˚▽˚)☞

O que é SCM? (Supply Chain Management)

Consiste em um conceito que abrange todo um processo logístico, pegando desde a entrada de matéria prima até a entrega ao consumidor tendo melhoria de resultados nos negócios e até para com o cliente. Dentro dessa cadeia existem vários integrantes atuando em diferentes etapas do processo, tais como: fornecedores, fabricantes, armazéns, distribuidores e os consumidores.

Vantagens do SCM:

Em um mundo globalizado onde a concorrência é cada vez mais acirrada, o SCM devidamente automatizado apresenta as seguintes vantagens: Redução de Custos (Mantendo o estoque mínimo); Aumentar a Eficiência (Tecnologias de última geração com acesso a base de dados); Ampliação dos Lucros (fruto da redução dos custos e da melhora da eficiência); Melhora dos tempos de ciclos da cadeia de suprimento (aumento de rendimento de todas as etapas logísticas); Melhora de desempenho do relacionamento com fornecedores e clientes (equilíbrio entre Oferta e Demanda e serviço eficiente de atendimento ao cliente); Desenvolvimento de serviços com valor agregado (resultado: vantagem competitiva); Obtenção do produto certo, no lugar certo, na quantidade certa, e com o menor custo.


Desvantagens do SCM:

Se o Sistema de Gestão da Cadeia de Suprimento não estiver devidamente implementada e gerenciada pela empresa, poderá ocorrer algumas desvantagens:
A maior desvantagem de um SCM é o grande investimento de tempo, dinheiro e de recursos necessários para implementação e inspeção;
Integrar a cadeia de suprimentos e escolher os fornecedores corretos é muito mais difícil do que se possa imaginar.
Dificuldades em adequar as estratégias, estilos de gerenciamento, alvos e objetivos entre todos as empresas envolvidas na cadeia de suprimento.


Exemplos de alguns dos maiores fornecedores globais de software para Gestão de Cadeia de Suprimentos:


  • SAP - http://www.sap.com
  • Oracle - http://www.oracle.com
  • JDA Software - http://www.jda.com
  • RedPrairie - http://www.redprairie.com
  • Manhattan Associates - http://www.manh.com
  • i2 Technologies - http://www.i2.com
  • Retalix - http://www.retalix.com
  • IBS - http://www.ibsus.com
  • Epicor - http://www.epicor.com
  • Aldata - http://www.aldata-solution.com


TRANSAÇÃO EM TEMPO REAL ¯ \ _ (ツ) _ / ¯


O que é OLTP?

OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real) são sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional. Por exemplo: sistema de transações bancárias que registra todas as operações efetuadas em um banco, caixas de multibanco, reservas de viagens ou hotel on-line, Cartões de Crédito.


Vantagens de usar OLTP:
OLTP tem dois benefícios principais: simplicidade e eficiência.Redução de documentos e uma forma mais rápida de calcular retornos e despesas são exemplos sobre como OLTP simplifica as coisas nos negócios. Ele também serve como base para o estabelecimento de uma organização estável, por causa da atualização constante. Outro fator de simplicidade é o que permite aos consumidores a escolha de como eles querem pagar, tornando muito mais fácil concretizar uma transação.
OLTP é comprovadamente eficiente porque dinamiza enormemente as bases de uma organização, os processamentos individuais são mais rápidos e estão disponíveis de forma ininterrupta.

Desvantagens do OLTP:
É uma ótima ferramenta para qualquer empresa, mas ao utilizar OLTP existem algumas coisas para se preocupar: as questões de segurança e os custos.Uma das desvantagens do OLTP é também uma grande ameaça de segurança: a disponibilidade plena das informações que esses sistemas propiciam, também deixa os dados à mercê de crackers e intrusos.Para transações B2B, os negócios devem estar offline para completar algum tipo de processo individual, causando compradores e fornecedores perderem um pouco do benefício da eficência que o sistema propicia. Tão simples quanto o OLTP é, a menor falha no sistema tem o potencial para causar uma série de problemas, causando perda de tempo e dinheiro. Outro custo a ser observado é o para a falha potencial de servidores. Isto pode causar demora na recuperação ou até mesmo perda de uma quantidade incomensurável de dados.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

E AI? ⎝◥▶ ʖ̯◀◤⎠

O que é o EAI (Enterprise Application Integration):
    EAI (do inglês Enterprise Application Integration) é uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas. Os procedimentos e ferramentas de EAI viabilizam a interação entre sistemas corporativos heterogêneos por meio da utlização de serviços.
A integração de aplicações permite o compartilhamento de informações dentro da mesma organização ou com parceiros. Isto gera vantagem competitiva. A maior parte das organizações utilizam vários tipos e “gerações” de sistemas desenvolvidos ao longo dos anos. Mainframes, servidores Unix, servidores NT e outros constituem a base tecnológica para a maioria das corporações. Estes sistemas possuem valor nas empresas mas o seu valor agregado pode significar pouco se estes não puderem “conversar” com outros sistemas.

Vantagens do EAI:
    A integração de aplicações permite o compartilhamento de informações dentro da mesma organização ou com parceiros.

    A demanda inicial das empresas é compartilhar os dados e processos sem precisar fazer grandes mudanças nas aplicações ou nas estruturas de dados. Apenas, procura-se com EAI, um método de acoplar os sistemas. Esta integração pode ser tanto funcional quanto viável economicamente, trazendo lucros e vantagem competitiva para as corporações.

    O EAI possibilita à corporação gerenciar a relação entre múltiplas transações que constituem o processo de negócio.


Desvantagens do EAI:
    O EAI não é homogêneo e oferece uma gama de opções e ferramentas. Além disso, por ser uma solução complexa, os produtos não fornecem uma solução acabada.


Exemplos atuais de EAI no mercado:
  •     Betalike - EAI
  •     Intersystems Ensemble
  •     TIBCO
  •     Webmethods
  •     WebSphere MQSeries/Broker - IBM
  •     Vitria
  •     BizTalk - Microsoft
  •     SeeBeyond - SunMicrosystem
  •     BEA Weblogic Integration - BEA
  •     SAP Exchange Infrastructure (XI) ou Process Integration (PI) - SAP
  •     Datasul EAI - Datasul
  •     IRIS - Databridge
  •     IntraFlow BPMS 2.0 - IntraFlow
  •     Guaraná SDK
  •     Magic xpi

RELAÇÃO ÍNTIMA COM O CLIENTE ( ͡°( ͡° ͜ʖ( ͡° ͜ʖ ͡°)ʖ ͡°) ͡°)

O que é o CRM (Customer Relationship Management)
        CRM (do inglês ¨Customer Relationship Management¨) e em português (¨Gestão de Relacionamento com o Cliente¨), refere-se à práticas estratégicas de negócio e tecnologias que focalizam o cliente. Pode ser utilizado desde pequenas e médias empresas, até grandes empresas.
        O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, suas atividades e pontos de contato com a empresa a fim de antecipar suas necessidades e desejos para otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas assim como a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Vantagens do CRM
        Facilita a integração ao cliente fazendo assim, o mesmo participar e facilitar no processo de inovação de desenvolvimento de novos produtos
        Reduz o custo pois possibilita a customização com os clientes e consumidores respondendo-os de forma individualizada suas necessidades
        Mantém um canal permanente de comunicação para sustentar e criar um melhor relacionamento o com os clientes, fornecedores e o publico interno
        Utiliza do serviço como uma forma de manter vantagem competitiva transformando o seu serviço em um produto
        Aumentar o lucro da empresa, economizar tempo e otimizar a colaboração entre os diversos serviços da empresa

Desvantagens do CRM
        O uso de um Sistema para gestão do relacionamento com o cliente pode ser a melhor opção para algumas empresas com um grande número de clientes mas antes de ser implantado numa empresa de pequeno e até médio porte devem ser pensados alguns quesitos para que o custo não seja alto demais numa ferramenta que será pouco utilizada, tais como: CRM é viável na sua empresa?, Qual a necessidade que levou a ideia de implantar um CRM? , O CRM é realmente a melhor solução para a sua necessidade?, etc... Por isso pode-se dizer que a maior desvantagem de um CRM é a sua aplicação em situações erradas, nas quais o melhor se encaixariam outras soluções ou sistemas de gerenciamento.
   
Exemplos atuais de CRM no mercado
  •     Salesforce.com  - 18,4%
  •     Microsoft             - 6,2%
  •     Oracle                 - 9,1%
  •     SAP                    - 12,1%
47% de Todos os Sistemas de CRM são Baseados em SaaS