quinta-feira, 8 de setembro de 2016

SISTEMAS DE E-COMERCE

Plataforma de e-commerce é o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na Web. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia a dia de um comércio eletrônico.

A solução de e-commerce atual é muito mais do que simplesmente um sistema de loja virtual, ela deve funcionar como um verdadeiro Hub da atividade do comércio eletrônico e para isso, é essencial que o fornecedor do sistema, seja ele SAAS, Open Source ou uma plataforma exclusiva, agregue todas as funcionalidades abaixo (entre outras):
Integração com a versão para e-commerce do Google Analytics;
Ferramentas que possibilitem um bom trabalho de SEO;
Integração com a principais redes sociais;
Recursos de Cross Selling;
Recursos para técnicas de marketing digital avançadas.

Tipos de Comércio Eletrônico

O que caracteriza o tipo de comércio que uma empresa pratica não é o produto, mas a ATIVIDADE FIM, ou seja, qual o fim a que é destinado a mercadoria. Isso define o modelo de negócio e os figurantes atuantes nesse modelo. Os dois principais tipos de comercio eletrônico são:

B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.

B2C (Business to Consumer) é a sigla que define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de E-Commerce. A Natureza dessa operação tende a ser apenas de consumo.

Vantagens do E-commerce

Maior comodidade na compra do produto ou serviço;
Disponibilidade da loja estar aberta 24 horas por dia;
Acesso a qualquer momento por meio de smartphones ou outros aparelhos com conexão à internet, e
Facilidade nas pesquisas comparativas.

Desvantagens do E-commerce

Vulnerabilidade de hackers para dados de cartões e senhas bancários,
Compras incorretas em razão da despadronização do tamanho de roupas, de calçados e outros itens do vestuário, e
Possíveis atrasos ou danificação do produto durante a entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário