quinta-feira, 8 de setembro de 2016

GOVERNANÇA CORPORATIVA E GOVERNANÇA DE TI

A Governança de TI é parte integrante da Governança Corporativa. Entender a diferença entre as duas práticas de governança é fundamental para entender o papel da TI, neste modelo de gestão. A Governança Corporativa é o padrão ou sistema pelo qual as organizações são dirigidas e gerenciadas. As boas práticas de governança corporativa permitem a transparência nos processos envolvendo acionistas, diretores, auditores, conselho fiscal e a sociedade. A governança corporativa está baseada nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability) como mecanismos para atrair novos investimentos.
Nos dias de hoje, todas as informações financeiras e operacionais das organizações passam por sistemas de informação. Deste modo, é fundamental que os decisores do negócio tenham confiança nas informações contidas nestes sistemas.
Uma das metodologias de processos focada, entre outras coisas, em Governança de TI é o ITIL V3 (2011). De acordo com o ITIL, a Governança de TI “consiste de liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam que a organização de TI suporte e amplie as estratégias e objetivos da empresa”. Ou seja, direciona os investimentos de TI para que atenda às necessidades da área de negócio.
A metodologia mais utilizada pelos profissionais de TI é o COBIT que diz que as 5 áreas foco da Governança de TI são:
Alinhamento estratégico;
Entrega de valor;
Gerenciamento de riscos;
Gerenciamento de recursos;
Mensuração de performance.

A IMPLANTAÇÃO DO ITIL
O ITIL nos traz algumas mudanças de paradigma, tais como: faz com que o negócio foque no valor e não no custo; nos faz pensar em toda a cadeia que envolve a prestação de serviços (end-to-end service) e não uma visão fragmentada; e internamente transfere o olhar para processos e pessoas e não apenas na tecnologia.
Alguns benefícios com a implantação do ITIL são:
1. Reduzir o tempo de indisponibilidade (downtime) dos serviços;
2. Minimizar o impacto no negócio, dos incidentes e problemas causados pelos erros na infra-estrutura de TI e prevenir incidentes recorrentes desses mesmos erros;
3. Identificar e controlar os ativos de TI e itens de configuração (CIs) existentes na organização, estabelecendo o relacionamento dos mesmos aos serviços prestados;
4. Minimizar o impacto da mudança, requerida para resolução do incidente ou problema, mantendo a qualidade dos serviços, bem como melhorar a operacionalização da infra-estrutura;
5. Prevenir a indisponibilidade do serviço, garantindo que as instalações de versões de hardware e software estejam seguras, autorizadas e devidamente testadas.

A ADOÇÃO DO COBIT.
Os objetivos do CobiT se resumem em alcançar a marca de um padrão aceito e de aplicação das melhores práticas de governança de TI, aplicar as melhores práticas a partir de uma matriz de domínios, processos e atividades estruturados de forma lógica e gerenciável, além de auxiliar na associação entre os riscos do negócio, as necessidades de controle e os aspectos tecnológicos.

Alguns benefícios da adoção do COBIT na Organização:
O CobiT foca na melhoria da Governança de TI das organizações e na redução dos riscos operacionais;
Gerencia e controla as atividades de TI;
Proporciona um ambiente de controle responsável em garantir as necessidades de negócio;
Disponibiliza ferramentas para auxiliar no gerenciamento e no controle das atividades de TI;
Garante que as funções corporativas ocorram de forma sistemática para o alcance dos objetivos do negócio;
Criação de uma linguagem comum para todos os envolvidos nos controles dos processos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário