terça-feira, 21 de junho de 2016

A transformação do mercadinho em Super Mercadinho: Estudo de caso.

      O mercadinho "jesus me deu" tinha uma grande dificuldade de contagem,reposição de estoque, da prateleira e a saída de mercadoria. Como poderia automatizar esse sistema arcaico?

      A automatização do supermercado se da primeiramente pelo hardware utilizando um servidor onde são armazenadas informações sobre os produtos.
A cada produto de reposição que chega ele é contado pelo funcionário que por meio de tablet (via conexão wi-fi), onde automaticamente é passada ao sistema.A cada novo produto deve ser feito um cadastro para estabelecer uma etiqueta inteligente onde cada seção (Ex. Frios, limpeza, grãos etc...) ganharão um código para cada repartição do departamento logístico. Com a introdução desse código, a medida que determinado produto passa pelo caixa ocorre o débito no sistema, tendo assim um controle de prateleira, ou seja, com a saída de algum produto em grande quantidade, será avisado ao repositor onde o mesmo irá adicionar mais produtos à prateleira.
      Dada a entrada de um software de Integração de Aplicações Corporativas(EAI), é implementado uma série de benefícios para que supra as necessidades do mercadinho facilitando assim a comunicação entre caixa -> estoque. A utilização da etiqueta inteligente(previamente citada) é um fator crucial para que funcione todo o sistema em cadeia.
      Portanto o Super Mercadinho Jesus Me Deu com a utilização de sistemas de informações conseguiu suprir sua necessidade e facilitar o controle, automatizar o serviço e melhorar o atendimento.

Um comentário:

  1. Considero muito importante a comunicação do "Caixa" com o setor de estoque do mercadinho. Creio que seja este o ponto em que devemos iniciar a mudança de um controle arcaico (escrito em papel) para o digital, implementando um SI eficiente.
    Penso também na crise que estamos vivenciando e não acho que seja viável a aquisição de hardwares muitos caros. Podemos iniciar a mudança com a qualificação dos colaboradores do mercadinho para adotarem processos mais eficientes na área da logística utilizada. Podemos inclusive ajudar na modelagem dos processos do mercadinho.

    ResponderExcluir