quinta-feira, 30 de junho de 2016

DE NUVEM AO NEVOEIRO!!

   
      Cloud computing é a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão. As preocupações com a largura de banda, espaço de armazenamento, poder de processamento, fiabilidade e segurança, são postas de parte. Basta uma ligação à nuvem, e as necessidades, em termos de tecnologias de informação, são satisfeitas.
       Na visão de sistemas de informação , o cloud computing apresenta-se como uma ferramenta indispensável para utilização racional dos recursos limitados de uma organização,por meio do backup para salvar informações e gerencia-las.Apesar da facilidade da utilização da computação em nuvem (economia de recursos e hardware) há alguns pontos negativos a ser considerados tal como: Segurança, confiabilidade e disponibilidade.

-Segurança: Ataque de hackers, restrição de usuários, integridade no armazenamento dos dados, etc...
-Confiabilidade: Possibilidade de falhas em backups
-Disponibilidade: Dependência de internet para o acesso e monitoramento dos arquivos


      Fog Computing: é um paradigma que se estende de computação e serviços em nuvem para a borda da rede. Semelhante a Nuvem, fog fornece dados, computação, armazenamento e serviços de aplicativos para usuários finais. Os distintivos características do fog são sua proximidade aos utilizadores finais, a sua distribuição geográfica denso, e seu apoio à mobilidade. Serviços são hospedados na borda da rede ou até mesmo dispositivos como set-top-boxes ou pontos de acesso fim. Ao fazê-lo, fog reduz a latência de serviço, e melhora a QoS, resultando em experiência de usuário superior. fog Computing suporta Internet emergente de tudo aplicações (OIE), que exigem tempo real / latência previsível (automação industrial, transporte, redes de sensores e atuadores). Graças à sua ampla distribuição geográfica do paradigma do fog está bem posicionada para grandes dados em tempo real e análise em tempo real. Fog suporta densamente distribuídos pontos de recolha de dados, portanto, a adição de um quarto eixo com as dimensões de Big Data frequentemente mencionadas (volume, variedade e velocidade).

      Fog oferece vantagens exclusivas para os serviços em vários setores como TI, entretenimento, publicidade, computação pessoal relacionados com a Internet of Everything (OIE), redes de sensores, dados do Google Analytics e outros dados serviços intensivos para demonstrar as vantagens de um novo paradigma tal, para avaliar as vantagens e desvantagens em ambas as implementações experimentais e de produção e para resolver problemas de pesquisa potenciais para essas implementações.
   

terça-feira, 21 de junho de 2016

A transformação do mercadinho em Super Mercadinho: Estudo de caso.

      O mercadinho "jesus me deu" tinha uma grande dificuldade de contagem,reposição de estoque, da prateleira e a saída de mercadoria. Como poderia automatizar esse sistema arcaico?

      A automatização do supermercado se da primeiramente pelo hardware utilizando um servidor onde são armazenadas informações sobre os produtos.
A cada produto de reposição que chega ele é contado pelo funcionário que por meio de tablet (via conexão wi-fi), onde automaticamente é passada ao sistema.A cada novo produto deve ser feito um cadastro para estabelecer uma etiqueta inteligente onde cada seção (Ex. Frios, limpeza, grãos etc...) ganharão um código para cada repartição do departamento logístico. Com a introdução desse código, a medida que determinado produto passa pelo caixa ocorre o débito no sistema, tendo assim um controle de prateleira, ou seja, com a saída de algum produto em grande quantidade, será avisado ao repositor onde o mesmo irá adicionar mais produtos à prateleira.
      Dada a entrada de um software de Integração de Aplicações Corporativas(EAI), é implementado uma série de benefícios para que supra as necessidades do mercadinho facilitando assim a comunicação entre caixa -> estoque. A utilização da etiqueta inteligente(previamente citada) é um fator crucial para que funcione todo o sistema em cadeia.
      Portanto o Super Mercadinho Jesus Me Deu com a utilização de sistemas de informações conseguiu suprir sua necessidade e facilitar o controle, automatizar o serviço e melhorar o atendimento.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Apresentação dos integrantes: Mercenários FSI

Os membros desse blog, da esquerda para a direita:

Cilomi Arraz
Dan Filipe
Orlando Rafael
Beatriz Longato
 
 

Introdução a Sistemas de Informação

                          O conceito de Sistemas de Informação.
É uma maneira de unir tanto hardware como software para otimizar e facilitar uma série de processos com a finalidade de coletar dados e transformá-los em informações úteis ao usuário ou gestor.
     
"Conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização."
[Laudon&Laudon]